SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número03Reconceptualización de la calidad universitaria: un reto para América LatinaLos académicos frente a la gestión de la calidad en las instituciones de educación superior: percepción y valoración índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

FERNANDEZ LAMARRA, Norberto. Universidad y calidad en América Latina en perspectiva comparada. interrogantes y desafios. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.03, pp.661-687. ISSN 1414-4077.

A partir de uma série de interrogações e desafios postos inicialmente sobre os processos de avalia­ção da qualidade, são caracterizadas as políticas neoliberais em matéria de educação superior desenvolvidas na maioria dos países da América Latina e suas consequências sobre os sistemas universitários e sua evolução. Em seguida são analisadas diversas concepções teórico-metodológicas sobre qualidade e sobre sua avaliação e acreditação. Também são considerados estes processos na perspectiva comparada, analisando os desenvolvidos nos Estados Unidos e Canadá, na Europa e na América Latina. Finalmente são apresentadas criticamente as principais tendências registradas na América Latina relativamente à avaliação e à acreditação da qualidade da educação superior, seus êxitos e limitações e, particularmente, seus desafios.

Palabras clave : Qualidade; Avaliação e Acreditação; América Latina; América do Norte; Europa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )