SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue03A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica: (Des)encontros históricos e manutenção do apartheid sócio educacionalA contribuição da avaliação in loco como fator de consolidação dos princípios estruturantes do SINAES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

BALZAN, Newton Cesar. Teses e dissertações: a qualidade em questão. Desdobramentos. Avaliação (Campinas) [online]. 2012, vol.17, n.03, pp.827-849. ISSN 1414-4077.

A pesquisa educacional vem registrando forte crescimento nas últimas décadas. Há dúvidas, porém, sobre a qualidade dessa produção e de seus posteriores desdobramentos. Este estudo faz parte de uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo principal avaliar a qualidade de teses e dissertações defendidas entre 2000 e 2004, cujo foco de investigação envolveu 13 cursos de graduação correspondentes a 7 grandes áreas do conhecimento. Levantamento junto a bases de dados permitiu localizar 436 trabalhos direcionados à Educação Superior. Desses, 36 deles foram considerados como os mais relevantes para a investigação pretendida. Para o presente artigo, após leituras e releituras desse material, passou-se à análise por unidades, tendo-se como referência 10 categorias levantadas através do exame detalhado de 12 trabalhos selecionados aleatoriamente. Os resultados obtidos apontam para níveis de qualidade superiores àqueles que este pesquisador tinha como pressuposto inicial. Os autores foram entrevistados, procurando-se identificar os desdobramentos de suas pesquisas em termos de divulgação dos resultados, contribuição para a Educação Superior e desenvolvimento de suas carreiras acadêmicas.

Keywords : Pós-Graduação; Teses e Dissertações; Educação Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )