SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Jovens trabalhadores: expectativas de acesso ao ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

GOMES, Luiz Fernando. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.13-22. ISSN 1414-4077.

O presente trabalho discute alguns aspectos relativos à presença das tecnologias no Ensino Superior, começando pelo que chamamos, no Brasil, de Educação a Distância, com especial destaque para a criação do Sistema UAB- Universidade Aberta do Brasil e o contexto de sua criação. Salientamos que o projeto UAB apresenta certas incoerências em termos de legislação e também de propósitos e que, até agora, não se notam avanços pedagógicos marcantes nessa modalidade, cujos interesses tem se pautado na busca na transposição de práticas do ensino presencial. Argumentamos que a presença das tecnologias atuais de informação e de comunicação no cotidiano educacional, tanto no ensino presencial quanto no a distância deve ser transformadora, pois ela potencializa e pressupõe um outro paradigma educacional, que passa pela descentralização do currículo, do empoderamento dos alunos e da presença forte das comunidades de aprendizagem e das redes de relacionamento.

Palabras clave : Educação a Distância; Ensino Superior; Universidade Aberta do Brasil; Tecnologias Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )