SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue01Jovens trabalhadores: expectativas de acesso ao ensino superiorExpansão e oligopolização da educação superior no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

GOERGEN, Pedro. Da formação ao ensino: um ponto cego nas políticas de pós-graduação. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.45-68. ISSN 1414-4077.

No presente ensaio, o autor reflete sobre a crise da educação superior frente aos novos desafios decorrentes das transformações epistêmicas e sociais, ocorridas nas últimas décadas. O eixo condutor é a passagem do caráter formativo ao informativo da educação superior e, neste contexto, a imposição da lógica utilitarista e eficientista como paradigma de qualidade. Diante da crescente supremacia do pensamento operacional, da globalização e das políticas econômicas neoliberais, pergunta-se qual o espaço que resta para políticas de Estado e garantias de autonomia da educação superior dominada pelos imperativos do mercado.

Keywords : Educação Superior; Universidade; Formação; Ciência e Tecnologia; Plano Nacional de Educação; Pensamento Operacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )