SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Da formação ao ensino: um ponto cego nas políticas de pós-graduaçãoPolíticas de educação superior no Brasil na primeira década do século XXI: alguns cenários e leituras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

MARQUES, Waldemar. Expansão e oligopolização da educação superior no Brasil. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.69-83. ISSN 1414-4077.

Este texto analisa a expansão da educação superior no Brasil num período que cobre mais de meio século, com destaque para os governos que se seguem ao golpe militar de 1964 até os dias atuais. Aborda o crescimento constante do setor privado da educação superior no país destacando seu processo de concentração em grandes grupos educacionais, configurando-se como oligopólios que extrapolam fronteiras nacionais e ampliam seu poder mediante operações na bolsa de valores. Aborda também o papel do Estado brasileiro e sua atuação dúbia a permitir ou facilitar o crescimento desordenado do setor privado nesta área de vital importância para a nação.

Palabras clave : Educação Superior; Oligopolização; Expansão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )