SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Igualdade e equidade: qual é a medida da justiça social?Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

MATO, Daniel. Contribución de experiencias de vinculación social de las universidades al mejoramiento de la calidad académica y factores que limitan su desarrollo y valoración institucional. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.151-180. ISSN 1414-4077.

Este artigo examina as contribuições para o melhoramento da qualidade acadêmica alcançadas mediante experiências extracurriculares de colaboração entre equipes universitárias e comunidades e organizações sociais, assim como alguns fatores que limitam seu maior desenvolvimeto e valorização por parte das universidades. A pesquisa toma como referência mais de duzentas experiências desenvolvidas por equipes de umas quarenta universidades públicas argentinas constituídas por docentes e estudantes de diversas disciplinas, em diversos contextos sociais, as quais conforme os casos são conceptualizadas por seus protagonistas em termos de extensão, vinculação social, aprendizagem-serviço, pesquisa-ação, ou voluntariado. O elemento comum a todas estas experiências é que foram realizadas com apoio do Programa de Voluntariado Universitário da Secretaria de Políticas Universitárias, do Ministerio de Educação da República Argentina. A pesquisa permite concluir que estes tipos de experiências não só contribuem para melhorar a qualidade de vida de setores sociais, como também para a formação profissional oferecida pelas universidades, assim como a qualidade de pesquisa que referidas equipes realizam. Contudo, estes tipos de atividades não costumam contar com valorização institucional. Isto torna aconselhável que as universidades e os organismos de avaliação integrem estas modalidades de trabalho como um componente importante dos programas de estudos e lhe atribuam maior valorização em suas políticas de pesquisa e de carreira docente. Ainda que esta pesquisa tome como referência algumas experiências de universidades argentinas, o problema não se limita a esse país, pois se enquadra em alguns processos de alcance internacional, que se expressam em certas culturas institucionais, em algumas políticas e na crescente ascendência dos rankings universitários internacionais.

Palabras clave : Educação Superior; Avaliação; Qualidade; Extensão; Vinculação Social; Colaboração Intercultural; Comunicação Intercultural; Argentina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )