SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue01Contribución de experiencias de vinculación social de las universidades al mejoramiento de la calidad académica y factores que limitan su desarrollo y valoración institucionalAvaliação institucional no ensino superior: construção de escalas para discentes e docentes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

VIDOR, Gabriel; FOGLIATTO, Flávio Sanson  and  CATEN, Carla ten. Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.181-199. ISSN 1414-4077.

Este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário, critérios inibidores da qualidade e promotores da qualidade em cursos de pós-graduação. Critérios significativos nos dois blocos são identificados através de uma Análise Fatorial. Em um segundo passo, esses critérios são contemplados através de ações que atendem as demandas identificadas. O método proposto é ilustrado através de um estudo de caso. Ao final do estudo pode-se constatar a eficiência da Análise Fatorial como técnica auxiliar à tomada de decisão por parte da IES.

Keywords : Gestão de Ensino Superior; Instrumento de Avaliação; Análise Fatorial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )