SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Contribución de experiencias de vinculación social de las universidades al mejoramiento de la calidad académica y factores que limitan su desarrollo y valoración institucionalAvaliação institucional no ensino superior: construção de escalas para discentes e docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

VIDOR, Gabriel; FOGLIATTO, Flávio Sanson  y  CATEN, Carla ten. Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduação. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.181-199. ISSN 1414-4077.

Este artigo tem como objetivo propor um método para avaliar cursos de pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES). O método busca identificar, através de um questionário, critérios inibidores da qualidade e promotores da qualidade em cursos de pós-graduação. Critérios significativos nos dois blocos são identificados através de uma Análise Fatorial. Em um segundo passo, esses critérios são contemplados através de ações que atendem as demandas identificadas. O método proposto é ilustrado através de um estudo de caso. Ao final do estudo pode-se constatar a eficiência da Análise Fatorial como técnica auxiliar à tomada de decisão por parte da IES.

Palabras clave : Gestão de Ensino Superior; Instrumento de Avaliação; Análise Fatorial.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )