SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue01Construção de instrumento para avaliação de cursos de pós-graduaçãoFormação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

BATISTA, Marcos Antonio; PAULA, Maria de Fátima Freitas de; OLIVEIRA, Maria Ignez Arantes  and  ALMEIDA, Emanuel Eustáquio. Avaliação institucional no ensino superior: construção de escalas para discentes e docentes. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.201-218. ISSN 1414-4077.

O objetivo deste estudo é descrever o processo de construção de um instrumento de avaliação para mensurar a autopercepção de discentes, docentes e funcionários acerca dos vários aspectos da rotina acadêmica de uma Instituição de Ensino Superior. Na etapa inicial, elaborou-se um instrumento piloto, sob a forma de escala Likert de cinco pontos, com base nas dimensões indicadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Estudos psicométricos de análise fatorial e precisão evidenciaram diferenças nos pontos de vista de discentes, docentes e funcionários. Agrupados em três bancos de dados, os protocolos passaram por novas análises que resultaram em duas escalas consistentes para docentes e discentes, como se percebe pela boa configuração e interpretação dos fatores. A impossibilidade de se finalizar uma escala para os funcionários demonstrou a existência de falha na construção dos itens para esse segmento e sugeriu novos procedimentos.

Keywords : Análise Fatorial; Psicometria; Universitários; Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )