SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número01Avaliação institucional no ensino superior: construção de escalas para discentes e docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

RAMOS, Milena Yumi  y  VELHO, Lea. Formação de doutores no Brasil: o esgotamento do modelo vigente frente aos desafios colocados pela emergência do sistema global de ciência. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.01, pp.219-246. ISSN 1414-4077.

Este artigo discute como a formação de pesquisadores é influenciada pela dinâmica de produção e uso do conhecimento num determinado contexto de aplicação. Desenvolve-se o argumento de que a política de pós-graduação no Brasil, orientada à carreira e ao desempenho acadêmico, como impõe o modelo de avaliação da Capes, não é capaz de atender às novas competências e papéis esperados dos doutores no atual cenário de intensificação das relações e do intercâmbio científico, econômico e cultural no âmbito nacional e, especialmente, internacional.

Palabras clave : Redes Internacionais de Pesquisa; Colaboração Científica; Doutores; Avaliação dos Programas de Pós-Graduação; Capes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )