SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02Avaliação da avaliação da pós-graduação em educação do Brasil: quanta verdade é suportável?Produção colaborativa e convergência de mídia na tv: uma proposta de inovação e tecnologia social para as tvs universitárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BACH, Tatiana Marceda; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza  e  WALTER, Silvana Anita. Tecnologias da informação e comunicação no ensino: um estudo bibliométrico e sociométrico de 1997-2011. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.02, pp.393-416. ISSN 1414-4077.

Este estudo objetivou identificar as redes sociais de cooperação entre atores, compreendidos como autores e instituições, na publicação de artigos da temática de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como, os temas mais pesquisados no contexto brasileiro. Realizou-se uma pesquisa bibliométrica e sociométrica dos artigos publicados nos eventos e periódicos da ANPAD e em teses e dissertações. Foram analisados 46 estudos do período de 1997 a 2011. Efetuou-se a análise bibliométrica e sociométrica dos dados, no tocante a: redes sociais de cooperação entre autores; autores mais prolíficos e com maior número de laços; indicadores estatísticos aplicados às redes sociais; redes sociais de cooperação entre instituições; instituições mais prolíficas e com maior número de laços; obras mais citadas. Complementarmente, realizou-se a análise de conteúdo do tipo temática, visando-se extrair os temas estudados. Para análise das redes sociais, exploraram- -se as redes de coautoria. Verificou-se a baixa centralidade e alto índice de heterogeneidade das redes, o que aponta a fragmentação da estrutura de relacionamentos, havendo indícios de que as redes são características do tipo small worlds. As redes de cooperação entre instituições também apresentaram estrutura fragmentada. No tocante aos temas estudados, a maior concentração ocorreu sobre Implementação, Desenvolvimento e Gestão do E-learning. Em menor número, emergiram questões relacionadas ao ensino-aprendizagem em e-learning. Sugere-se que estudos futuros ampliem a discussão relacionada ao processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Tecnologias da Informação e Comunicação; Ensino; Bibliometria; Sociometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )