SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número02A inclusão do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na educação superior: desafio público a ser enfrentado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

WONGO GUNGULA, Eurico; FAUSTINO, Arnaldo  e  PEREZ UGARTEMENDIA, Eglys. El contexto angolano de formacion matemática: un problema que se arrastra desde la base. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.02, pp.487-500. ISSN 1414-4077.

O presente artigo tem como objetivo abordar o contexto angolano de formação matemática mediante critérios emitidos por professores, estudantes pré-universitários e universitários em torno dessa dinâmica. A problemática detectada nos Institutos pré-universitários e Superiores Pedagógicos em Angola está relacionada com a falta de motivação dos estudantes nas carreras de Matemáticas, devido à insuficiente contextualização que se consegue dos conteúdos programados, assim como a insistente utilização de enfoques epistemológicos e metodológicos que não levam suficientemente em conta a importância das Matemáticas e sua aplicação na solução de problemas concretos da vida. Isto leva à escassez de professores de Matemática com graus de mestrado e doutorado, como se observa atualmente em Angola. São utilizados o método histórico-lógico, a análise documental e a técnica de amostragem aleatória estratificada.

Palavras-chave : Formação Matemática; Contexto Angolano; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )