SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Estado, sociedade e educação superior no Brasil Império: o passado presente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

RISTOFF, Dilvo. Os desafios da educação superior na Ibero-América: inovação, inclusão e qualidade. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.519-545. ISSN 1414-4077.

À luz de ações postas em prática no Brasil e em outros países da Ibero-América, nos últimos anos, o texto discute o chamamento à ação feito pela Conferência Mundial da Educação Superior de 2009, organizadas pela UNESCO e aponta para avanços e entraves (1) nas políticas públicas de garantia de qualidade e seus respectivos processos de desenvolvimento de sistemas nacionais de avaliação e regulação da educação superior; (2) nas políticas de inclusão, pertinência social e pleno aproveitamento das potencialidades humanas das comunidades; e (3) nas políticas de inovação e uso intensivo de novas tecnologias de informação e comunicação. O texto argumenta que temas historicamente considerados tabu começam a se tornar sustentáculos importantes das políticas públicas da região.

Palabras clave : Conferência Mundial da Educação Superior; Qualidade; Avaliação; Inclusão; Inovação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )