SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Políticas de avaliação e regulação da educação superior brasileira: percepções de coordenadores de licenciaturas no Distrito FederalUma abordagem à avaliação das aprendizagens na formação de professores no contexto de Bolonha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

GARCIA, Sylvia Gemignani  y  CARLOTTO, Maria Caramez. Tensões e contradições do conceito de organização aplicado à universidade: o caso da criação da USP-Leste. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.657-684. ISSN 1414-4077.

O estabelecimento de um novo campus da Universidade de São Paulo em uma área periférica da cidade de São Paulo é analisada neste artigo como um caso empírico das tensões entre a concepção organizacional e as particularidades institucionais da universidade, revelando as contradições internas ao conceito de “organização” quando aplicado às universidades. Com base nessa análise, explicamos os conflitos que opuseram professores e coordenadores do projeto USP-Leste durante a implementação da escola criada para promover o desenvolvimento socioeconômico local. O caso também mostra a influência da cultura política brasileira sobre o processo de mudança acadêmica que se desenrola em nível global.

Palabras clave : Universidade; Teoria das Organizações; Gestão Universitária; Cultura Política; Reforma da Educação Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )