SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número03Tensões e contradições do conceito de organização aplicado à universidade: o caso da criação da USP-LesteLas regiones indígenas y el modelo de las universidades tecnológicas en el estado de Hidalgo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

FERREIRA, Carlos Alberto Alves. Uma abordagem à avaliação das aprendizagens na formação de professores no contexto de Bolonha. Avaliação (Campinas) [online]. 2013, vol.18, n.03, pp.685-707. ISSN 1414-4077.

Com o Processo de Bolonha no ensino superior europeu, o ensino centra-se na aprendizagem e no trabalho autónomos dos futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, de que decorre a necessidade da prática da avaliação formativa dos seus diferentes percursos de aprendizagem. Com a finalidade de caracterizarmos as práticas de avaliação das aprendizagens de futuros professores do 1º ciclo do ensino básico, fizemos uma análise dos pontos sobre a avaliação das aprendizagens dos programas das unidades curriculares dos cursos de 2º ciclo de formação daqueles professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Foi-nos possível concluir que as práticas de avaliação programadas são, sobretudo, de natureza sumativa, apesar de nalgumas unidades curriculares se encontrarem alguns elementos da prática da avaliação formativa.

Palavras-chave : Ensino Superior; Formação Inicial de Professores; Avaliação das Aprendizagens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )