SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Autoavaliação SINAES: uma estratégia de gestão de um hospital universitárioResultados do ENADE/2009 dos cursos de estatísticas em discussão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

REGI, Maria de Lourdes Severo; SCHUCH JR., Vitor Francisco; GOMES, Claudia Maffini  e  KNEIPP, Jordana Marques. Gestão de competências profissionais na formação de administradores. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.01, pp.131-155. ISSN 1414-4077.

A avaliação da qualidade de um curso superior de graduação envolve, necessariamente, a identificação do perfil profissional dos egressos. A primeira pesquisa realizada com os egressos do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objeto deste estudo, foi efetuada por Schuch Jr. (1976). Esta pesquisa foi retomada agregando novas dimensões de análise, visando a abordar o desenvolvimento de competências conforme estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). O estudo foi realizado com egressos formados no período de 2005 a 2009. Com a realização da pesquisa, buscou-se conhecer a realidade profissional, identificar as competências profissionais exigidas e a contribuição do curso em termos de formação acadêmica para o desenvolvimento das competências. A estratégia metodológica utilizada caracterizou-se como um estudo de caso descritivo e quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de dois tipos de questionários estruturados, com questões fechadas e abertas envolvendo uma amostra formada por 121 egressos A aplicação da técnica de análise fatorial permitiu identificar as principais competências exigidas pelo mercado profissional: padrões e valores, adaptação e negociação, conhecimento e técnico-profissional. Os resultados sugerem que as expectativas propostas pelas DCNs estão sendo plenamente desenvolvidas pelo Curso de Administração da UFSM.

Palavras-chave : Egressos em Administração; Competências do Administrador; Formação de Administradores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )