SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Gestão de competências profissionais na formação de administradoresProposta de inclusão de carga horária semipresencial em cursos superiores presenciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

LANZILLOTTI, Regina Serrão  e  LANZILLOTTI, Haydée Serrão. Resultados do ENADE/2009 dos cursos de estatísticas em discussão. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.01, pp.157-177. ISSN 1414-4077.

Objetiva-se confrontar os resultados do ENADE-2009/Estatística entre as IES. A avaliação para a Formação Geral (FG) abordou estudos de caso, simulações, interpretação de textos, análise gráfica e tabular, enquanto a Formação Específica (FE), estudos de casos. As notas foram padronizadas pelo desvio padrão com ajuste para variar no intervalo de zero a cinco, considerando o afastamento padronizado ao módulo do menor, dividido pela soma do maior com o módulo do menor, o quociente foi multiplicado por cinco, os inferiores a -3,0 e superior a 3,0, não foram utilizados e recebem zero e cinco, respectivamente. Os padronizados foram convertidos em percentis da Curva Normal Padrão e permitiram traçar gráficos para aferir padrão de classificação tanto para concluintes quanto para ingressantes.

Palavras-chave : ENDADE/2009; Desempenho Acadêmico; Cursos de Estatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )