SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Programa Universidade Aberta do Brasil: aspectos relevantes na construção de uma metodologia para avaliar sua implementaçãoAutonomía y heteronomía de la educación militar. Un análisis de los procesos de evaluación institucional en los Institutos Universitarios de las Fuerzas Armadas Argentinas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

GRISALES FRANCO, Lina María  y  GONZALEZ AGUDELO, Elvia María. Distintas lecturas de la pregunta como mediación didáctica para la traducción de saberes en la educación superior o acerca de un estado en cuestión. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.01, pp.251-266. ISSN 1414-4077.

A partir de uma busca documental no Sistema de Bibliotecas da Universidade de Antioquia, bibliotecas digitais, revistas e em bases de dados especializadas em educação, foram selecionados 26 pesquisas desenvolvidas entre 1997 e 2007 para obter uma aproximação ao que atualmente se está investigando em relação com a pergunta na educação superior. Foram identificadas três perspectivas nas quais se move a pesquisa com respeito à pergunta. A primeira se refere aos tipos de perguntas que se utilizam frequentemente no ensino superior. A segunda sobre estratégias didáticas que se fundamenta na pergunta. E a terceira, acerca da pergunta para possibilitar a compreensão e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Palabras clave : Pergunta; Mediação Didática; Didática Universitária; Educação Superior.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )