SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número01Distintas lecturas de la pregunta como mediación didáctica para la traducción de saberes en la educación superior o acerca de un estado en cuestiónAvaliação de redes de pesquisa e colaboração índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SOPRANO, Germán. Autonomía y heteronomía de la educación militar. Un análisis de los procesos de evaluación institucional en los Institutos Universitarios de las Fuerzas Armadas Argentinas. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.01, pp.267-289. ISSN 1414-4077.

No início da década de 1990, as Forças Armadas argentinas tiveram institutos universitários que, além de oferecer a formação básica tradicional e o aperfeiçoamento para seus oficiais, promoveram estudos para civis e militares. A partir de uma revisão das principais recomendações dos pares avaliadores da CONEAU em processos de avaliação institucional dos Institutos Universitários das Forças Armadas, analisaremos as continuidades e mudanças no sistema de educação militar e do seu grau de autonomia e heteronomia como resultado de sua participação nestes processos.

Palavras-chave : Educação Militar; Avaliação Institucional; Autonomía; Heteronomía.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )