SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02Avaliação e qualidade do desenvolvimento profissional docente: Que relação? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

MACHADO, Eusébio André. Entre a omniavaliação e confiscação: Contributos para uma avaliação dialógica e sustentável. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.02, pp.333-343. ISSN 1414-4077.

Resumo A hipótese central deste artigo é a de que vivemos atualmente um regime de omniavaliação. Para justificar esta hipótese, é apresentado um argumentário que considera, num primeiro momento, as principais lógicas que caracterizam a omniavaliação e, num segundo momento, a falência paradigmática e confiscação da avaliação. Tendo em conta os “efeitos” decorrentes da situação atual de “crise”, conclui-se o artigo com um conjunto de propostas contribuintes para uma avaliação “dialógica” e “sustentável”, através da qual, no meio das tensões e paradoxos cada vez mais dilacerantes, seja possível encontrar outros caminhos e outros sentidos para a avaliação.

Keywords : Avaliação; Omniavaliação; Educação; Dialogia; Sustentabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )