SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02Avaliação e qualidade do desenvolvimento profissional docente: Que relação?Avaliação e qualidade do desenvolvimento profissional docente author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

PACHECO, José Augusto. Políticas de avaliação e qualidade da educação: Uma análise crítica no contexto da avaliação externa de escolas, em Portugal. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.02, pp.363-371. ISSN 1414-4077.

Resumo Com este artigo pretende-se abordar a noção de qualidade, invocando não só as ideias de Lipovestky e Gil, mas também os discursos que são construídos sobre a avaliação institucional. Exploram-se, num primeiro ponto, as lógicas de personificação e de controlo social, entendendo-se a sua presença na avaliação como complementares e, num segundo ponto, a noção de qualidade, com recurso à análise do modelo de avaliação externa de escolas, em implementação na realidade escolar portuguesa. O artigo serve de análise crítica das políticas de partilha de conhecimento, cada vez mais preponderantes na regulação das políticas nacionais e na configuração de modelos de avaliação.

Keywords : Qualidade; Personificação; Controlo Social; Avaliação Institucional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )