SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Políticas de avaliação e qualidade da educação: Uma análise crítica no contexto da avaliação externa de escolas, em PortugalQualidade da educação superior e contextos emergentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

GATTI, Bernardete Angelina. Avaliação e qualidade do desenvolvimento profissional docente. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.02, pp.373-384. ISSN 1414-4077.

Resumo O artigo trata de três questões básicas: qual perspectiva avaliativa se assume ao desenvolver uma avaliação de natureza educacional, o que se está entendendo por qualidade, e, qual o significado atribuído a desenvolvimento profissional. Levanta perspectivas diferentes em processos avaliativos, o que determina atitudes e impactos, levanta o problema e os dilemas na conceituação do que seja qualidade docente, lembrando que o trabalho docente é diferenciado de outros focos de trabalho uma vez que envolve um alto grau de subjetividade. Por fim, aborda a questão do desenvolvimento profissional, assumindo a perspectiva de evoluções/revoluções nos diferentes ciclos da vida de um profissional docente, no âmbito do desenvolvimento humano adulto, associado a espaços de trabalho. Trata, então de algumas formas avaliativas utilizadas e finaliza lembrando que o modo de iniciar e implementar processos avaliativos colocam exigências formativas e de posturas para os avaliadores e os avaliados.

Palabras clave : Avaliação; Avaliação de Docentes; Qualidade Profissional; Desenvolvimento Profissional; Propostas de Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )