SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Avaliação e qualidade do desenvolvimento profissional docenteConcepções de qualidade da educação básica forjadas por meio de avaliações em larga escala índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

MOROSINI, Marilia Costa. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.02, pp.385-405. ISSN 1414-4077.

Resumo A qualidade da educação superior tem sido tema de frequentes produções científicas. Identifica-se a forte presença de posições em defesa do rankeamento e da garantia da qualidade de sistemas, instituições e cursos de educação superior defendendo um modelo universal de avaliação da qualidade, bem como posições que defendem a não comparabilidade entre tais elementos pela crença em diferentes identidades universitárias. Este texto tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre o conceito de qualidade da educação superior, neste século, considerando como base para essa compreensão a noção de contextos emergentes. Retoma, resumidamente, as diferentes concepções de qualidade da educação superior apresentada em artigos anteriores (MOROSINI, 2001 e 2009) e identifica a consolidação da noção isomórfica, corroborada pelo processo de internacionalização transnacional; e a emergência de uma noção, mais substantiva e defensável, da equidade na qualidade da educação superior. Conclui pela complexidade da temática e reforça a relação entre contexto emergente e qualidade da educação superior, neste momento de transição, tensionada pela relação local-global.

Palabras clave : Qualidade da Educação Superior; Contextos Emergentes; Equidade Educativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )