SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02Qualidade da educação superior e contextos emergentesAvaliação, qualidade e equidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

SOUSA, Sandra Zákia. Concepções de qualidade da educação básica forjadas por meio de avaliações em larga escala. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.02, pp.407-420. ISSN 1414-4077.

Resumo Afirmando como ponto de partida a necessária relação entre avaliação educacional e uma dada concepção de qualidade, o texto explora que noção de qualidade da educação básica vem sendo difundida por meio da avaliação em larga escala, com base em contribuições de pesquisas que tratam de características dos delineamentos adotados e de usos de seus resultados. Em seguida, sinaliza alternativas de redirecionamento e ampliação da noção de avaliação no âmbito das políticas públicas, remetendo a uma abordagem que integra fluxos concomitantes e complementares de informação e decisão, potencialmente capaz de induzir a alterações no processo de produção de melhoria da educação pública.

Keywords : Avaliação da Educação Básica; Avaliação em Larga Escala; Qualidade da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )