SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue02Avaliação, qualidade e equidadeA qualidade e ensino de graduação e o complexo exercício de propor indicadores:: É possível obter avanços? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

LUCARELLI, Elisa. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.02, pp.439-452. ISSN 1414-4077.

Resumo A universidade é centro de inquietantes debates sobre os processos que a instituição desenvolve em busca da excelência em matéria de qualidade da educação e, por sua vez, das articulações que estabelece com seu entorno social. Na década de 90 América Latina e em particular a Argentina instalam os mecanismos de avaliação e acreditação de carreiras e os processos de incentivo docente em matéria de pesquisa, sem levar em conta as condições peculiares desse contexto. Instalar o problema da avaliação considerando a incidência que têm as relações de poder e sua circulação na instituição possibilita analisar para quê e sobre o quê indagam esses formatos avaliativos. As pesquisas sobre a sala de aula universitária e as práticas de intervenção conduzem à compreensão desses problemas.

Keywords : Universidade; Avaliação; Práticas; Profissão Acadêmica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )