SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02Evaluación y calidad del desarrollo profesional docente, apuntes e interrogantes para la universidadA negação do direito à diferença no cotidiano escolar. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

CUNHA, Maria Isabel da. A qualidade e ensino de graduação e o complexo exercício de propor indicadores:: É possível obter avanços?. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.02, pp.453-462. ISSN 1414-4077.

Resumo O texto se insere nas reflexões sobre os indicadores de qualidade da educação superior e decorre de um projeto de pesquisa desenvolvido no Observatório da Educação Superior MEC/CAPES/INEP/RIES. Parte do conceito de qualidade da educação explicitado na LDB/96 como um referente e, no caso da universidade, toma o dispositivo constitucional da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão como a expressão que orienta a qualidade da educação superior. Reconhece o conceito de qualidade como multireferenciado, dependente de contextos, culturas e ideologias. Assume que a organização de indicadores de qualidade dos cursos e instituições tem sido um grande desafio quando deseja afastar-se das formulações generalizadoras. Propondo-se a um exercício dessa natureza, a autora coordena um estudo de organização de indicadores de qualidade do ensino de graduação, a partir de um instrumento de pesquisa aplicado a docentes e estudantes universitários. Com os resultados organiza duas famílias de indicadores, uma referenciada em produtos e outra em processos. Reconhece a limitação de exercícios dessa natureza, mas acredita ser importante a sua realização para orientar a direção dos processos pedagógicos que cada instituição, cursos ou comunidades de práticas deseja para si.

Palabras clave : Universidade; Indicadores de Qualidade; Ensino de Graduação.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )