SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número02A negação do direito à diferença no cotidiano escolar.El largo ciclo de la reforma de la diferenciación de la educación superior en Uruguay: De la universidad sistema al sistema universitario (1984 - 2013) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

AFONSO, Almerindo Janela. Questões, objetos e perspectivas em avaliação. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.02, pp.487-507. ISSN 1414-4077.

Resumo O texto pretende revisitar e sinalizar alguns problemas que se colocam ao campo da avaliação educacional. Tendo em conta o ensino não superior, o autor faz a crítica à excessiva centralidade da avaliação dos alunos, à qual tem vindo a subordinar-se (frequentemente de forma contraditória e com consequências muito discutíveis) a avaliação institucional das escolas, a avaliação do desempenho profissional dos professores e, mesmo, a avaliação das políticas educacionais. Chamando a atenção para a necessidade de constituir como objeto de estudo as conexões e interações entre as diferentes formas de avaliação, o artigo também coloca em causa as chamadas políticas de responsabilização, e sublinha, em consequência disso, ser urgente pensar em formas alternativas de accountability.

Palavras-chave : Avaliações; Políticas de Avaliação; Accountability.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )