SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número03Tecnociência, pensamento e formação na educação superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

TAKAYANAGUI, Axel Didriksson. La universidad en la sociedad del conocimiento: hacia un modelo de producción y transferencia de conocimientos y aprendizajes. Avaliação (Campinas) [online]. 2014, vol.19, n.03, pp.549-559. ISSN 1414-4077.

Neste trabalho argumenta-se sobre a urgente transformação das políticas públicas e universitárias, da investigação científica e tecnológica, no contexto de uma sociedade do conhecimento, com o fim de propiciar processos sustentáveis de cognição, que ponham no centro o desenvolvimento de capacidades para a investigação a partir do contexto de aplicação, e que torne possível dar um salto de qualidade para transitar do atual modelo de educação e de universidade Modo 1, de tipo disciplinar, profissionalizante, linear, centrado na difusão de conhecimento reiterado e repetitivo, para um em que a multiplicação de meios de aprendizagem possibilitem a indagação e a aprendizagem que constrói soluções na produção de conhecimentos.

Palabras clave : Mudanças na Educação Superior; Nova Universidade; Produção de Conhecimento; Currículo Universitário; Inovação Acadêmica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )