SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Psychometric properties of ENADE's pedagogy test via TRI author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

ALBUQUERQUE, Alberto et al. A prática do ensino supervisionada na educação física - perspetiva do estudante estagiário. Avaliação [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.11-26. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000100003.

Este estudo enquadra-se na linha de investigação do pensamento do estudante estagiário de Educação Física durante a prática do ensino supervisionada. Apresenta um carácter descritivo e interpretativo, pretendendo contribuir para uma melhor compreensão e interpretação do repertório experiencial dos estudantes estagiários. O instrumento usado é constituido por questões fechadas e abertas e foca-se em cinco dimensões: Aspetos sócio-emocionais; Aspetos vocacionais, Aprendizagem e desenvolvimento profissional; Supervisão; Socialização profissional e institucional. A amostra é constituída por 118 participantes de duas instituições do ensino superior, uma privada e a outra pública, do Distrito do Porto. O crescimento pessoal associado à experiência do estágio centra-se na competência profissional, a qual se encontra directamente relacionada com a organização e gestão do ensino e da aprendizagem.

Keywords : Educação Física; Qualificação Profissional; Pedagogia; Processo do Ensino e da Aprendizagem; Competência Professional..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )