SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The unpleasantness of quality in higher education brazilian - From the chimeras of the exams to the reality of the cultural capital of studentsSINAES: what we have learned about the model for superior education evaluation in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

DALBOSCO, Cláudio Almir. Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática. Avaliação [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.123-142. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000100009.

Tendências mundiais da educação superior apontam para uma redução cada vez maior do espaço dedicado às disciplinas humanistas em nome do aumento da educação especializada de cunho tecnicista. Considerando isso, o ensaio alinhava, brevemente, alguns traços gerais da crescente profissionalização especializada e, simultaneamente, do encurtamento da formação cultural mais ampla (Bildung). Em seguida, reconstrói algumas das características que constituem os três pilares da cidadania democrática: o pensamento crítico, a cidadania universal e a capacidade imaginativa. Com tal reconstrução espera deixar claro porque uma perspectiva humanista, representada, por exemplo, pelas artes, letras, direito e filosofia, é indispensável às formas democráticas de vida. Por fim, defende a tese, do início ao fim da argumentação, de que a democracia precisa das humanidades.

Keywords : Educação Superior; Educação Tecnicista; Bildung; Pensamento Crítico; Cidadania Universal..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )