SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democráticaA evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

RIBEIRO, Jorge Luiz Lordêlo de Sales. SINAES: o que aprendemos acerca do modelo adotado para avaliação do ensino superior no Brasil. Avaliação [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.143-161. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000100010.

Este artigo tem por objetivo apresentar o modelo de avaliação do ensino superior adotado no Brasil (SINAES), discutindo os seus princípios e finalidades, identificando os modelos de avaliação institucional utilizados e verificando, a partir dos relatórios de auto-avaliação das IES, as dificuldades e facilidades encontradas pelas IES. Apesar dos avanços em relação às práticas de avaliação institucional no Brasil, o SINAES parece não ter conseguido institucionalizar plenamente a avaliação, sobretudo porque está organizado para dar conta, simultaneamente, de duas finalidades distintas: o aperfeiçoamento e desenvolvimento institucional de um lado, e a regulação do outro.

Palabras clave : SINAES; Avaliação Institucional; Avaliação do Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )