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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

BIANCHETTI, Lucídio  y  MAGALHAES, António M.. Declaração de Bolonha e internacionalização da educação superior: protagonismo dos reitores e autonomia universitária em questão. Avaliação [online]. 2015, vol.20, n.1, pp.225-249. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000100013.

Este artigo é parte de pesquisa sobre internacionalização da educação superior. Por meio dele analisamos alguns antecedentes da Declaração de Bolonha (DB) e o envolvimento dos reitores nesse processo. Detectamos que estes, da condição de protagonistas, embora predominantemente reativos, frente às exigências da União Europeia (UE) às universidades, foram tornando-se executores de um processo heterônomo na criação da Área Europeia de Ensino Superior. Demandas exógenas à instituição submeteram-na a um processo de constrição da sua condição de universitas, como se pode observar na Magna Charta Universitatum de 1988. A DB é um marco na história das universidades dos países da UE e de outros que aderiram ao Processo de Bolonha, com repercussões na autonomia da instituição. Focalizar esses aspectos ajuda a compreender o que está se passando com essas universidades. Porém, dada a "agenda globalmente estruturada para a educação", a universidade brasileira poderia tirar desse fato muitas lições.

Palabras clave : Declaração/Processo de Bolonha; Autonomia Universitária; Papel dos Reitores; Internacionalização da Educação..

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