SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Trabalho, socialização e identidade: um estudo com professoras gerentes de uma universidade públicaEducação ambiental na UFMG - 1998-2011: pesquisas acadêmicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

NUNES, Mário Luiz Ferrari  y  NEIRA, Marcos Garcia. A avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação. Avaliação [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.377-399. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000200006.

Este artigo analisa como as práticas avaliativas presentes no currículo de Licenciatura em Educação Física de uma instituição privada de Ensino Superior subjetivam sujeitos em meio à cultura empresarial mediante alusões à eficiência, flexibilidade e mérito. Os dados empíricos foram confrontados com as contribuições que os Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, têm proporcionado aos debates sobre o currículo. Os resultados indicam que os sujeitos são falados, pensados e constituídos no interior de práticas avaliativas que contribuem para a consolidação da ideologia neoliberal na qual o Estado assume papel de auditor e os sujeitos tornam-se clientes responsáveis por si mesmos.

Palabras clave : Ensino superior privado; Práticas avaliativas; Licenciatura em educação física.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )