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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

NUNES, Mário Luiz Ferrari  e  NEIRA, Marcos Garcia. A avaliação no ensino superior privado como tecnologia neoliberal de regulação. Avaliação [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.377-399. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000200006.

Este artigo analisa como as práticas avaliativas presentes no currículo de Licenciatura em Educação Física de uma instituição privada de Ensino Superior subjetivam sujeitos em meio à cultura empresarial mediante alusões à eficiência, flexibilidade e mérito. Os dados empíricos foram confrontados com as contribuições que os Estudos Culturais, em sua vertente pós-estruturalista, têm proporcionado aos debates sobre o currículo. Os resultados indicam que os sujeitos são falados, pensados e constituídos no interior de práticas avaliativas que contribuem para a consolidação da ideologia neoliberal na qual o Estado assume papel de auditor e os sujeitos tornam-se clientes responsáveis por si mesmos.

Palavras-chave : Ensino superior privado; Práticas avaliativas; Licenciatura em educação física.

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