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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

SILVA, Maclovia Corrêa da  y  SILVANIA, Sousa do Nascimento. Educação ambiental na UFMG - 1998-2011: pesquisas acadêmicas. Avaliação [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.401-422. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000200007.

Neste artigo analisamos os trabalhos dissertativos de Educação Ambiental (EA) defendidos entre 1998 e 2011 na Universidade Federal de Minas Gerais, sob a perspectiva das políticas educacionais e ambientais. O objetivo principal foi compreender as tendências, as implicações e os interesses de pesquisas que tratam do tema, considerando que eles foram desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento. São 17 textos que trouxeram no título o termo “Educação Ambiental”. Entendemos que a interdisciplinaridade perpassa os trabalhos transversalmente, e que os instrumentos legais ainda são argumentos pulsantes do conjunto de pesquisas que visam desenvolver novos valores e práticas educacionais. Os resultados apresentaram diferentes enfoques para a abordagem do tema – educativo, participativo, desenvolvimento pessoal, responsabilidade individual – uma distribuição dos estudos restrita ao escopo de certas disciplinas, destacando-se a forte relação entre o curso de formação do autor e as escolhas teórico-metodológicas de análise.

Palabras clave : Educação ambiental; Universidade Federal de Minas Gerais; Dissertações e teses.

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