SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questãoContribuições da educação geral na formação de médicos e pedagogos egressos de uma universidade pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

ANDRIOLA, Wagner Bandeira  y  OLIVEIRA, Karla Roberta Brandão de. Autoavaliação institucional na Universidade Federal do Ceará (UFC): meio século de história. Avaliação [online]. 2015, vol.20, n.2, pp.489-512. ISSN 1414-4077.  https://doi.org/10.590/S1414-40772015000200011.

Trata-se de um texto que retrocede às origens da Universidade Federal do Ceará (UFC), situando a Autoavaliação Institucional em todas as fases do desenvolvimento institucional. Para tal, revela a preocupação da Administração Superior, nas fases iniciais de funcionamento da instituição, em dar voz à comunidade interna. Destaca, ao longo de sua trajetória histórica, como diversos procedimentos e estudos se debruçaram sobre especificidades institucionais que impactam sobre a qualidade das atividades universitárias, bem como sobre a formação do alunado. Revela a criação de setores responsáveis pela execução desses estudos, bem como de comissões que, baseadas em princípios epistemológicos, metodológicos e teóricos, têm conduzido a Autoavaliação Institucional ao longo dos quase 60 anos de existência da UFC.


Palabras clave : Autoavaliação institucional; Ensino superior; Avaliação educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )