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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

ROTHEN, José Carlos et al. A divulgação da avaliação da educação na imprensa escrita: 1995-2010. Avaliação [online]. 2015, vol.20, n.3, pp.643-664. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772015000300005.

Este texto apresenta um estudo que explora e organiza ideias sobre tendências na avaliação de políticas e programas sociais. Parte dos três primeiros estágios da teoria da avaliação social (Shadish, Cook; Levinton, 1995): 1º Aplicação rigorosa de métodos científicos; 2º Estudo dos fatores que influenciam a utilização da avaliação por decisores públicos; 3º Síntese dos estágios anteriores e análise de seus pontos fortes e fracos. A seguir, apresenta a quarta geração ou estágio das teorias cuja base é o paradigma interpretativo (Guba; Lincoln, 1989). Destaca que a pesquisa qualitativa, no decorrer do tempo, ganha espaço no universo da pesquisa social ao reconhecer a influência das relações intersubjetivas e dos valores das pessoas envolvidas. Conclui sobre a complementaridade de métodos quantitativos e qualitativos.

Palavras-chave : Avaliação da educação; Imprensa; Políticas educacionais.

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