SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Meta-avaliação: uma década do Processo de Avaliação Institucional do SINAESPercepções de coordenadores de curso superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira. Currículo universitário: do México ao Brasil neoliberais. Avaliação [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.109-123. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000100006.

O objetivo deste estudo foi discutir e comparar percepções e ações curriculares de professores universitários mexicanos e brasileiros. Contextualizando as realidades socioeconômicas dos dois países e, principalmente, as políticas governamentais voltadas ao ensino superior, observa-se, nas várias falas dos professores, uma abordagem simplista de currículo, significando-o apenas como preocupações de conteúdos administrados em disciplinas e planos de ensino. Aspectos da realidade social, política e econômica são desatrelados do pensamento e prática curriculares, onde o maior objetivo se tornou a adequação ao mercado de trabalho. Nota-se, direta e indiretamente, influências do pensamento e práticas neoliberais no posicionamento desses professores tanto quanto ao currículo como com a própria funcionalidade do ensino superior, refletindo e reproduzindo, em seus discursos e práticas, as políticas governamentais neoliberais vigentes.

Palavras-chave : Currículo universitário; Políticas; Neoliberalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )