SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Currículo universitário: do México ao Brasil neoliberaisAnálise do nível de implantação do processo de autoavaliação nas faculdades privadas de Salvador, Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

DIOGO, Maria Fernanda et al. Percepções de coordenadores de curso superior sobre evasão, reprovações e estratégias preventivas. Avaliação [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.125-151. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000100007.

Buscou-se investigar as concepções de coordenadores de cursos de uma universidade pública brasileira acerca dos determinantes da evasão e reprovação e as estratégias de intervenção desenhadas para intervir nesses fenômenos. Foram entrevistados individualmente coordenadores de 10 cursos de graduação com elevados índices de reprovação e evasão. Percebeu-se que a evasão e a reprovação são aspectos claramente diagnosticados no cotidiano dos entrevistados, contudo os relatos apresentaram discrepâncias na eleição de determinantes e nas estratégias adotadas ou planejadas para o enfrentamento da questão. De modo geral, os determinantes da evasão e reprovação citados foram, prioritariamente, externos ao curso. Ainda, a maioria dos cursos não realizava avaliações institucionais, assim a coordenação não possuía um diagnóstico contextual do problema. Percebeu-se nas entrevistas iniciativas isoladas e bem intencionadas que buscavam minimizar problemas, mas que podem ter efetividade reduzida uma vez que estavam desarticuladas dos planos estratégicos da universidade.

Palavras-chave : Evasão; Reprovação; Ensino Superior; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )