SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Internacionalização da educação superior: a dimensão intercultural e o suporte institucional na avaliação da mobilidade acadêmicaEstilos de aprendizagem: um estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

SPATTI, Ana Carolina; SERAFIM, Milena Pavan  e  DIAS, Rafael de Brito. Universidade e pertinência social: alguns apontamentos para reflexão. Avaliação [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.341-360. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200003.

O presente artigo parte da ideia de que as universidades públicas brasileiras vêm passando por transformações significativas ao longo das últimas décadas. Alguns autores apontam que as universidades estão deixando de ser um modelo de instituição social e se transformando em uma organização operacional. Buscando contribuir com o debate sobre as transformações da universidade pública brasileira e sobre a mercantilização do ensino superior, o artigo - a partir de uma revisão histórico-bibliográfica - busca apresentar alguns apontamentos importantes sobre as mudanças recentes nas universidades. E discute, por fim, algumas das ações que poderiam ser tomadas no sentido de permitir que a universidade assuma efetivamente seu papel de instituição capaz de transformar a sociedade.

Palavras-chave : Universidade; Neoliberalismo; Pertinência social; Transformação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )