SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Cotas e desempenho acadêmico na UFBA: um estudo a partir dos coeficientes de rendimentoInovação e abertura no discurso das práticas pedagógicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

FALLEIROS, Ana Elisa de Souza; PIMENTA, Márcio Lopes  y  VALADAO JUNIOR, Valdir Machado. O significado da autoavaliação institucional na perspectiva de técnicos-administrativos de uma universidade pública. Avaliação [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.593-618. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200014.

Em 2004, o Ministério da Educação criou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior como uma forma de regular as Instituições de Ensino Superior e avaliar a qualidade da educação no Brasil. Este trabalho tem como objetivo principal analisar os significados atribuídos à Autoavaliação institucional pelos técnicos-administrativos da classe E com função gratificada da Universidade Federal de Uberlândia, considerando a perspectiva de integração, diferenciação e fragmentação. Utilizando como método de procedimento o estudo de caso e entrevistas em profundidade, foram coletados os discursos dos servidores para identificar os significados atribuídos à Autoavaliação Institucional em diferentes momentos. A análise de conteúdo evidenciou que na Universidade Federal de Uberlândia ainda não se tem uma cultura de avaliação e, um dos motivos para isso, é a falta de resultados práticos advindos do processo de avaliação.

Palabras clave : Cultura organizacional; SINAES; Autoavaliação institucional; Administração pública.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )