SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O significado da autoavaliação institucional na perspectiva de técnicos-administrativos de uma universidade públicaTecendo os fios entre educação e saúde: avaliação do Programa da Residência Multiprofissional em Saúde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

PEREIRA, Daniervelin Renata Marques  y  CESAR, Danilo Rodrigues. Inovação e abertura no discurso das práticas pedagógicas. Avaliação [online]. 2016, vol.21, n.2, pp.619-636. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200015.

Os valores de liberdade, inovação e abertura de métodos e técnicas de ensino e de aprendizagem são quase clichés nos discursos sobre a educação nos dias atuais, independente do espaço em que ela se dá. Em que medida, entretanto, essas variações atingem realmente a estrutura profunda e fundamental das práticas didático-pedagógicas? Dedicamos nosso estudo, aqui recortado, às formas de integração entre a convocação de usos e a proposição de novos modos de existência, pela modelação de novas possibilidades de uso didático-pedagógico na Educação a Distância no ensino superior. Partimos e retomamos, para essa reflexão, sobretudo discursos verbais de dois cursos livres online que propõem "mudanças" nos modos de ensino e de aprendizagem. Percebemos que por trás de alguns valores das práticas analisadas há euforização de valores como flexibilidade, informalidade, ludicidade, imediatismo, aceleração, entre outros normalmente clamados no discurso dito moderno. É por essa (re)configuração das práticas que os sujeitos acreditam ajustar o fazer pedagógico à contemporaneidade.

Palabras clave : Discurso; Práticas pedagógicas; Educação a distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )