SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A educação internacional e os resultados de cooperação Brasil-Alemanha na UnicentroFilosofia da tecnologia e educação: conservação ou crítica inovadora da modernidade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

LOURENCO, Cléria Donizete da Silva; LIMA, Manolita Correia  e  NARCISO, Eliza Rezende Pinto. Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?. Avaliação [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.691-717. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000300003.

A formação do professor universitário tem sido entendida, por força da tradição e ratificada pela legislação, como atinente aos saberes do conteúdo de ensino. Ser docente no ensino superior, no entanto, não é apenas uma questão de domínio de conteúdo. A prática pedagógica de ensino é complexa e contextualizada. Com esse entendimento, procurar-se-á, neste ensaio acadêmico, argumentar em favor da importância da formação pedagógica do professor universitário buscando subsídios na área da educação para desenvolver o argumento. Assim, o objetivo é conhecer como a formação pedagógica do professor universitário é tratada pela legislação e pela literatura acadêmica.

Palavras-chave : Formação de professor; Ensino superior; Administração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )