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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

BASTOS, Carmen Célia Barradas Correia  e  ROVARIS, Nelci Aparecida Zanette. A relevância do processo de autoavaliação institucional da universidade tecnológica para a configuração do bom professor. Avaliação [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.767-781. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000300006.

O objetivo deste artigo é apresentar discussões sobre concepções de bom professor universitário a partir dos resultados dos processos da Autoavaliação Institucional em uma Universidade Tecnológica Federal Paranaense. O estudo apresentado faz parte da dissertação de Mestrado em Educação, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE, Campus de Cascavel e tem como objetivo revelar como os dados/resultados de um processo de autoavaliação institucional da Universidade Tecnológica podem colaborar na configuração do bom professor. Entremeadas na construção histórica do conceito de bom professor e de bom ensino apresentam-se discussões sobre a avaliação institucional, um dos propósitos deste trabalho, que lança um olhar na perspectiva de desvelar a Autoavaliação Institucional como uma ferramenta capaz de proporcionar elementos de intervenção pedagógica para a constituição de melhores condições de ensino e aprendizagem na universidade. Nesse contexto, pergunta-se: Como os dados/resultados do processo de Autoavaliação Institucional podem colaborar na configuração de um bom professor universitário? Como referenciais teóricos sobre Avaliação Institucional utilizaram-se as ideias de Dias Sobrinho (1995, 2010), Belloni (1996), Cunha (2005), Simões (2000), dentre outros teóricos. Como resultado deste trabalho infere-se que a Autoavaliação Institucional na concepção formativa possibilita enxergar e engendrar vários caminhos para consolidar ações de melhoria do ensino, de formação de professores que levem à profissionalização do professor universitário e na configuração do bom professor, em especial, da Educação Profissional e Tecnológica Universitária.

Palavras-chave : Autoavaliação institucional; Bom professor; Educação superior.

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