SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Pesquisar é preciso. Publicar não é preciso: história e controvérsias sobre a avaliação por paresProfissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

POLIDORI, Marlis Morosini  y  CARVALHO, Nathan Ono de. Acreditação de instituições de educação superior: uma necessidade ou uma normatização. Avaliação [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.821-836. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000300009.

Resumo: Os processos de acreditação na educação superior vêm sendo uma prática apresentada em diversos países que buscam avaliar a qualidade dos diversos serviços que são oferecidos em uma instituição de educação superior. O presente artigo busca analisar o contexto da educação superior brasileira no que diz respeito ao desenvolvimento de avaliações suportadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e as relações com o desenvolvimento de processos de acreditação. Utiliza-se de entrevistas semiestruturadas com atores de alguns países que vem desenvolvendo a sistemática de acreditação e com atores do Brasil que estão envolvidos com os processos avaliativos, além de uma revisão teórica acerca da temática pesquisada.

Palabras clave : Acreditação; Avaliação; Educação Superior..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )