SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Accreditation of institutions of higher education: a necessity or a normingThe growth of graduate programs in education in Argentina. Notes on the structure of the offer and evaluation policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN 1982-5765

Abstract

FILHO, José Camilo dos Santos  and  DIAS, Carmen Lúcia. Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário. Avaliação [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.837-857. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000300010.

Resumo: O reconhecimento da qualidade do trabalho docente em atividades não diretamente relacionadas à pesquisa e a crescente exigência da sociedade por uma contribuição mais relevante da universidade para a solução de seus problemas prementes levaram à busca de superação da visão tradicional de scholarship. Neste trabalho, primeiro, o entendimento clássico de scholarship e as propostas de expansão deste conceito por alguns teóricos são apresentados. Em seguida, são analisados o conceito de scholarship da docência e seus componentes básicos. Por último, são citadas algumas propostas e iniciativas introduzidas por universidades para consolidar a scholarship da docência, explicitando suas múltiplas perspectivas e formas concretas de estímulo à sua efetivação prática.

Keywords : Profissão acadêmica; Scholarship da docência; Professor de universidade; Docência universitária. Trabalho acadêmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )