SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Acreditação de instituições de educação superior: uma necessidade ou uma normatizaçãoO crescimento dos programas de pós-graduação em educação na Argentina. Notas sobre a estrutura da oferta e as políticas de avaliação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

FILHO, José Camilo dos Santos  e  DIAS, Carmen Lúcia. Profissão acadêmica e scholarship da docência: novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário. Avaliação [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.837-857. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000300010.

Resumo: O reconhecimento da qualidade do trabalho docente em atividades não diretamente relacionadas à pesquisa e a crescente exigência da sociedade por uma contribuição mais relevante da universidade para a solução de seus problemas prementes levaram à busca de superação da visão tradicional de scholarship. Neste trabalho, primeiro, o entendimento clássico de scholarship e as propostas de expansão deste conceito por alguns teóricos são apresentados. Em seguida, são analisados o conceito de scholarship da docência e seus componentes básicos. Por último, são citadas algumas propostas e iniciativas introduzidas por universidades para consolidar a scholarship da docência, explicitando suas múltiplas perspectivas e formas concretas de estímulo à sua efetivação prática.

Palavras-chave : Profissão acadêmica; Scholarship da docência; Professor de universidade; Docência universitária. Trabalho acadêmico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )