SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Online Peer Assessment no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionaisQuestionário de Vivências Acadêmicas (QVA-R): avaliação de estudantes de medicina em um curso com currículo inovador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077versão On-line ISSN 1982-5765

Resumo

MACHADO, Maria das Mercês Borém Correa et al. Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.85-104. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000100005.

Este estudo tem como objetivo compreender o significado de competência na percepção dos docentes dos módulos de Habilidades e Atitudes. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. A escolha do referencial teórico e metodológico considerou a perspectiva hermenêutica. O estudo foi realizado em uma universidade pública com docentes do curso de Medicina, por meio de entrevista individual e não estruturada. Os dados foram submetidos à análise do discurso evidenciando as categorias empíricas: “Competência como eixo norteador e estruturante às necessidades educacionais”; “Docência na educação médica: a prática profissional possibilita habilidades” e “Estratégias para o desenvolvimento docente”. Considera-se que as mudanças requeridas no curso médico precisam encontrar apoio na gestão e na liderança dos professores, na implementação de um programa de desenvolvimento do corpo docente, que se tornará um valioso instrumento de reflexão para os educadores, a fim de melhorar o exercício da docência no curso médico.

Palavras-chave : Competência profissional; Educação médica; Docentes de medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )