SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1O PROUNI na educação superior brasileira: indicadores de acesso e permanênciaA avaliação da educação superior diante de uma colonialidade do saber e do poder: a participação política discente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

NUNES, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires; PEREIRA, Isabel Cristina Auler  y  PINHO, Maria José de. A responsabilidade social universitária e a avaliação institucional: reflexões iniciais. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.165-177. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000100009.

As mudanças sociais geradas pela globalização, expansão da educação superior e desenvolvimento tecnológico estão demandando novas ações das universidades. Nesse contexto, a avaliação institucional, que compreende a autoavaliação e avaliação externa, assume papel de extrema importância para as instituições de ensino superior. Este artigo reflete sobre a dimensão da responsabilidade social universitária, abordada na avaliação das instituições de ensino superior instituída pela Lei 10.861 de abril de 2004 (SINAES). A inclusão da dimensão Responsabilidade Social no instrumento de avaliação interna e externa contribui para melhor conhecimento e evolução da instituição, para a formulação de políticas institucionais, além de colaborar para a melhoria do desenvolvimento institucional. O documento parte do pressuposto de que as ações sociais implementadas e oferecidas pelas instituições de ensino superior à comunidade em seu entorno são de extrema relevância não apenas por cumprirem dispositivos legais, mas por desencadearem um processo que reforçará a sua reponsabilidade social, contribuindo para a melhoria visando aferição da sua qualidade na formação das pessoas. A discussão teórica baseou-se em autores como Boaventura de Souza Santos (2011) e Dias Sobrinho (2008), o que permitiu refletir sobre a importância da ênfase no compromisso social da universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico e documental. Entende-se, portanto, que a universidade do século XXI precisa ser aberta e romper com o modelo tradicional de instituição, como um sistema fechado e lutar pela sua autonomia e legitimidade, no sentido de construir a sua identidade institucional e cumprir a sua responsabilidade social.

Palabras clave : Universidade; Responsabilidade social; Autoavaliação institucional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )