SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Implicações da avaliação institucional na gestão universitária: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL)Política de ensino superior: um estudo de caso sobre a avaliação da qualidade para um modelo de gestão universitária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077versión On-line ISSN 1982-5765

Resumen

MARTINS, Letícia Martins de  y  RIBEIRO, José Luis Duarte. Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação. Avaliação [online]. 2017, vol.22, n.1, pp.223-247. ISSN 1982-5765.  https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000100012.

O engajamento é um fator já estudado e avaliado internacionalmente, assim como é utilizado como um indicador para avaliar a qualidade de oferta no ensino. Nesse sentido este artigo pretende apresentar uma revisão da literatura internacional sobre o engajamento do estudante. Inicialmente é definido o conceito de engajamento, a seguir a relação de engajamento do estudante e sucesso acadêmico. O artigo também busca apresentar os modelos de avaliação do engajamento encontrados na literatura internacional, assim como as práticas institucionais e o engajamento do estudante. Por fim, são traçadas as considerações finais do artigo.

Palabras clave : Engajamento do estudante; Avaliação da educação superior; Indicadores da educação superior; SINAES.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )